quarta-feira, 27 de junho de 2007

Primeiro dia: Brasil e China

Na foto, Carlos, Prof. Vizentini e Prof. Faria


O primeiro dia da III Semana Acadêmica de Relações Internacionais contou com a presença dos Profs. Gentil Corazza, Paulo Vizentini, Luiz Faria e André Cunha. Às 13h45, o presidente do CERI, Carlos Gorito, abriu a Semana Acadêmica, logo passando a palavra ao Prof. Gentil, Diretor da FCE e ao Prof. Faria, coordenador acadêmico do evento. Os três comentaram sobre a trajetória do curso de graduação em RI da UFRGS, destacando a formatura da primeira turma em 2007, e a importância de eventos como a Semana Acadêmica para a integração entre os alunos e a comunidade.

Em seguida a palavra foi passada ao Prof. Vizentini, que palestrou sobre o Brasil e a Cooperação Sul-Sul, traçando um histórico da política externa brasileira desde a década de 60, quando se adotou a PEI, até os dias atuais. O professor versou tambem sobre a orientação da política externa no momento atual, e como ela está relacionada às disputas políticas internas do país. Bastante agradável, a palestra acabou sendo encurtada por conta de um compromisso do Prof. Vizentini às 14h30, o qual lamentavelmente teve que se retirar. O Prof. Faria, então, comentou a apresentação do Prof. Vizentini e adicionou diferentes temáticas ao debate, como a integração latino-americana. Ao final da exposição, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas e contribuir para o debate sobre o tema.

Às 16h15, iniciou-se a segunda palestra do dia, com o Prof. André Cunha falando sobre Crescimento e Internacionalização da China e seus impactos potenciais na América Latina . Complementando a exposição oral com uma apresentação de slides que trazia diversos dados e gráficos, a palestra do professor foi bastante enriquecedora, proporcionando uma visão das relações não só entre a China e a América Latina, mas entre aquele país e a economia mundial, especialmente as grandes potências econômicas. Ao final, os alunos perguntaram sobre assuntos relacionados, como a diferença entre a política externa chinesa e a estadunidense, a parceria entre a China e a ASEAN e os acordos entre a China e o Brasil.

Agradecemos aos nossos palestrantes e aos que puderam comparecer!

Amanhã tem mais pessoal! Contamos com a presença de vocês!
Às 13h30: Oriente Médio, com o professor especialmente convidado para o evento, Prof. Jabr Omar, da UFPel!
Às 16h, Índia, com um dos maiores especialistas no assunto do Brasil, o Prof. Marco Cepik!
E às 18h, Rússia, com o Prof. José Miguel Martins!

Reiteramos que os certificados estão disponíveis para solicitação na entrada do evento, com a caríssima srta. Bruna Vontobel, assessora especial do evento.

domingo, 24 de junho de 2007

III Semana Acadêmica de Relações Internacionais


Está chegando!

A III Semana Acadêmica de Relações Internacionais da UFRGS, promovida pelo curso de graduação da universidade, que ocorrerá entre os dias 27 e 29 de junho, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (Av. João Pessoa, 52). A temática deste ano será "A ascensão dos BRICS: Brasil, Índia, China e Rússia em debate".

A programação é a seguinte:

No dia 27, teremos as seguintes palestras:
13h45 - "A Ascensão Chinesa e a Organização para Cooperação de Xangai", com o Prof. André Cunha (UFRGS) e o Prof. Diego Pautasso (Unilasalle).
16h - "O Brasil e a Cooperação Sul-Sul" com o Prof. Paulo Vizentini (UFRGS)

No dia 28, teremos uma palestra especial, além da palestra temática:
13h30 - Palestra especial: "O Oriente Médio e os conflitos internacionais atuais", com o Prof. Jabr Omar (UFPEL)
16h - "Segurança Nacional na Índia: contexto e instituições", com o Prof. Marco Cepik (UFRGS)
18h - "Rússia e as relações Internacionais", com o Prof. José Miguel Martins (UFRGS)

Dia 29, encerramos a Semana Acadêmica com duas discussões:
13h30 - Mesa Redonda: "África e as Relações Internacionais", com o Prof. Alfa Diallo (Unilasalle) e a Profa. Analúcia Danilevicz (FAPA)
16h - Sessão temática: "Relações internacionais e integração na América Latina", com o Prof. Luiz Faria (UFRGS)

E, às 22h, comemoramos o encerramento da Semana com a FESTA JUNINA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS! Será no estacionamento da FCE, em frente ao RU do Centro!

Destacamos que a entrada é gratuita e o público alvo compreende interessados em política e economia internacional de todas as faixas etárias. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas através do email carlos.gorito@ufrgs.br

Certificados de participação estarão disponíveis mediante taxa de 10 reais e 80% de presença no evento.

Esperamos todos lá!

Bem vindos!

Sejam bem vindos ao Blog do CERI! Este espaço destina-se a divulgar, informar, discutir, promover, e todos os outros verbos que se possam aplicar, assuntos relacionados ao CENTRO ESTUDANTIL DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS da UFRGS!

Agradeço a todos que visitam o nosso espaço, e espero que as informações aqui colocadas possam ser úteis a você!

Um abraço!
Carlos.