quarta-feira, 27 de junho de 2007

Primeiro dia: Brasil e China

Na foto, Carlos, Prof. Vizentini e Prof. Faria


O primeiro dia da III Semana Acadêmica de Relações Internacionais contou com a presença dos Profs. Gentil Corazza, Paulo Vizentini, Luiz Faria e André Cunha. Às 13h45, o presidente do CERI, Carlos Gorito, abriu a Semana Acadêmica, logo passando a palavra ao Prof. Gentil, Diretor da FCE e ao Prof. Faria, coordenador acadêmico do evento. Os três comentaram sobre a trajetória do curso de graduação em RI da UFRGS, destacando a formatura da primeira turma em 2007, e a importância de eventos como a Semana Acadêmica para a integração entre os alunos e a comunidade.

Em seguida a palavra foi passada ao Prof. Vizentini, que palestrou sobre o Brasil e a Cooperação Sul-Sul, traçando um histórico da política externa brasileira desde a década de 60, quando se adotou a PEI, até os dias atuais. O professor versou tambem sobre a orientação da política externa no momento atual, e como ela está relacionada às disputas políticas internas do país. Bastante agradável, a palestra acabou sendo encurtada por conta de um compromisso do Prof. Vizentini às 14h30, o qual lamentavelmente teve que se retirar. O Prof. Faria, então, comentou a apresentação do Prof. Vizentini e adicionou diferentes temáticas ao debate, como a integração latino-americana. Ao final da exposição, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas e contribuir para o debate sobre o tema.

Às 16h15, iniciou-se a segunda palestra do dia, com o Prof. André Cunha falando sobre Crescimento e Internacionalização da China e seus impactos potenciais na América Latina . Complementando a exposição oral com uma apresentação de slides que trazia diversos dados e gráficos, a palestra do professor foi bastante enriquecedora, proporcionando uma visão das relações não só entre a China e a América Latina, mas entre aquele país e a economia mundial, especialmente as grandes potências econômicas. Ao final, os alunos perguntaram sobre assuntos relacionados, como a diferença entre a política externa chinesa e a estadunidense, a parceria entre a China e a ASEAN e os acordos entre a China e o Brasil.

Agradecemos aos nossos palestrantes e aos que puderam comparecer!

Amanhã tem mais pessoal! Contamos com a presença de vocês!
Às 13h30: Oriente Médio, com o professor especialmente convidado para o evento, Prof. Jabr Omar, da UFPel!
Às 16h, Índia, com um dos maiores especialistas no assunto do Brasil, o Prof. Marco Cepik!
E às 18h, Rússia, com o Prof. José Miguel Martins!

Reiteramos que os certificados estão disponíveis para solicitação na entrada do evento, com a caríssima srta. Bruna Vontobel, assessora especial do evento.

Nenhum comentário: